Professora: Tânia Maria Zotto.
Aux. Adm. do Laboratório: Alexandre Fernandes Graciano.
Descrição da atividade para download.
INTRODUÇÃO:
O trabalho foi realizado com uma turma do 5º ano, com 02 (dois) alunos surdos inclusos, todos os alunos numa faixa etária em torno de 9 a 10 anos, nas disciplinas de História, Língua Portuguesa, Geografia, Ciências e Arte com o tema Cultura Indígena.
Utilizado o “o(s) laptop(s) educacional(is) do projeto UCAA”, Laboratório de Informática, Data Show, recursos audiovisuais, oral e LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais (devido ao fato de ter dois alunos surdos na turma) em conjunto para um melhor entendimento entre todos os alunos. Deste modo os alunos visualizaram, pesquisaram e produziram trabalhos sobre a cultura indígena.
CONCUSÃO:
Este trabalho foi explanado em várias disciplinas com a duração de dois bimestres. A cada aula que trabalhávamos sobre o assunto, mais descobríamos sobre essas tribos. Fizemos uma comparação de tudo que estudamos entre uma tribo e outra (no laboratório) e pude perceber o interesse dos alunos, que foi aumentando a cada aula. Com isso chegaram à conclusão que os índios hoje não são respeitados nem valorizados pois muito do que usamos veio de origem indígena. A principal lição que todos deveriam tirar do índio é que eles valorizam a natureza, os animais e principalmente o idoso em sua tribo, atitude esta que o “homem branco” esqueceu-se de “copiar”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário